Nesta quinta-feira (5), o trecho da Serra das Araras, altura do km 226 da Via Dutra (BR-116), ficará interditado ao tráfego para os serviços de detonação de rochas no horário das 11h30 às 13h30, de acordo com a concessionária CCR RioSP. Segundo a empresa, a partir da próxima semana, entre terça (10) e quinta (12), o novo horário das detonações passa a ser das 14 horas às 16 horas. A mudança atende a um pedido da Prefeitura Municipal de Piraí (RJ), que estava com dificuldade de conciliar os horários de aula dos alunos da rede municipal com o atual horário das detonações – entre 11h30 e 13h30.
Novo horário em setembro
De acordo com a concessionária, em setembro, fica alterado o horário das detonações de rochas na Serra das Araras. Conforme informado acima, entre terça (10) e quinta (12), as atividades na pista de subida (sentido São Paulo) da Serra das Araras passam a ser realizadas das 14h às 16h.
Detonações diárias
A concessionária também informa que, a partir da semana do dia 16 de setembro, as detonações passarão a ser diárias – de segunda a quinta-feira -, sempre no novo horário – das 14h às 16h. Isso porque o número de frentes de detonações subirá para três podendo chegar a quatro no pico do mês.
Com isso, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, respectivamente, segunda, terça, quarta e quinta-feira serão realizadas detonações de rochas.
A interdição da pista sentido São Paulo, subida da Serra das Araras, permanece no km 226. O tráfego na pista sentido Rio de Janeiro (descida da Serra das Araras) não sofrerá qualquer alteração para o usuário. Os condutores devem ficar atentos à sinalização no local. Além disso, devem respeitar o limite de velocidade.
As operações terão o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF),ANTT, prefeituras das cidades lindeiras e órgãos competentes. Segundo a concessionária, a detonação de rochas é uma das etapas de construção das novas pistas de subida e descida da Serra das Araras.