No dia 13/01, o presidente do Sinditac Vale do Paraíba, Everaldo Bastos, participou de uma reunião no Ministério da Infraestrutura para discutir o aprimoramento do CIOT como ferramenta de fiscalização do transporte rodoviário de cargas.
Na ocasião, foram oferecidas sugestões das instituições de pagamento eletrônico de frete, CNTA, FETRABENS e de caminhoneiros autônomos. Representantes da ANTT também estavam presentes no encontro.
Temas discutidos e deliberados na reunião:
Na reunião foi registrada a proposta do Presidente Everaldo Bastos de melhoria na Resolução do CIOT Para Todos, em que sugeriu-se a inclusão de um paragrafo único que garanta que a escolha da rota seja do transportador. Abaixo, a proposta apresentada por Bastos:
"As rotas para cálculo de frete devem estar em conformidade com a legislação em vigor, observando e atentando-se à segurança viária das rotas destacadas, sendo que a prerrogativa da escolha da rota é do transportador."
Para Everaldo Bastos, o encontro foi positivo, pois foram conseguidas várias melhorias para o setor. Além disso, surgiram outras demandas que serão trabalhadas com a categoria, como o pagamento eletrônico de frete.
Caso o transportador queira enviar alguma proposta para melhorar a Resolução do CIOT para Todos, favor enviar pelo link http://www.sinditac-sjc.org.br/falecom ou para o e-mail presidencia@sinditac-sjc.org.br.