A cada minuto, brasileiros tomam 142 multas de trânsito

Por Sinditac | 27 de setembro de 2024

Os brasileiros somaram mais de 74 milhões de multas de trânsito no ano passado. O número representa que, a cada um minuto, pouco mais de 142 multas foram emitidas.

A maior parte das infrações envolvem os condutores, mas os pedestres – ainda que raramente – também fazem parte da lista, em situações como atravessar fora da faixa.

A grande campeã das multas foi para quem dirigiu em velocidade até 20% maior que a permitida na via. Elas representaram 42% do total de infrações (ou 31,2 milhões) do ano passado, segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

Em segundo lugar na lista estão as multas para quem dirigiu em velocidade superior a 20% à permitida, não superando 50% do autorizado: 4,98 milhões de multas, que representam 7% do total. Na sequência estão as infrações para quem avançou em sinal vermelho ou não respeitou a parada obrigatória. Elas respondem por 6% das multas no período (4,35 milhões).

As multas menos frequentes envolvem em boa parte os pedestres. Foram duas no ano passado para quem andou fora da faixa própria, por exemplo. Mais três para usar a “via em agrupamentos que perturbem o trânsito, a prática de esportes ou desfile” – ou seja, não se pode jogar futebol na rua caso atrapalhe o trânsito.

Em quase todas as unidades da Federação a multa mais frequente é por dirigir em velocidade até 20% superior à permitida. As exceções são Amazonas e Roraima.

No Amazonas, a campeã nacional fica apenas em terceiro lugar, com 8,5% do total. As infrações mais frequentes são por não usar o cinto de segurança (11,6%) e multa imposta à pessoa jurídica, por não identificação do condutor infrator (11,4%).

Em Roraima, a multa que mais se repetiu no ano passado foi por não usar cinto de segurança (33% dos casos). Em segundo lugar ficou andar a até 20% mais que a velocidade permitida (15%).

 

Fonte: Valor Econômico

nossos parceiros